terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SEMPRE É BOM ESTAR ALERTA!

Recentemente, a Polícia Federal vem caçando e prendendo quadrilhas de hackers que furtam senhas bancárias utilizadas na Internet.
Os hackers costumam entrar nos computadores da seguinte maneira: enviam aos correntistas dos bancosspams que são e-mails de origem comercial contendo um link. O usuário é induzido a clicar num link exposto no texto. Ao clicá-lo, ele baixa um programa que infecta o computador.O programa baixado fica invisível no computador. Quando o internauta acessa a página do banco no qual mantém conta, o tal programa copia dados, como números de agências, de contas e de senhas usados pelo correntista e os envia para a quadrilha, que transfere os valores para contas de ''laranjas'' – pessoas que emprestam seus dados bancários e de identidade para receberem o dinheiro furtado.
Verifique se as suas definições de vírus estão atualizadas. É fundamental  desconfiar de e-mails, sem que apareça o nome do remetente, ou com nomes desconhecidos, ou mesmo com assuntos obscuros, duvidosos.
ANEXO: Quando for abrir o anexo de uma mensagem verifique se a extensão do arquivo é: .EXE, .SCR ou .BAT, se for, muito provavelmente é vírus, não abra.
Alarmes Falsos de Vírus: Os alarmes falsos são mensagens sobre vírus que supostamente são espalhadas quando você simplesmente lê um e-mail. Tais mensagens são extremamente comuns. Na verdade, elas não passam de correntes. Os indicadores mais comuns de um vírus de alarme falso estão relacionados abaixo. Se você receber um e-mail com todas ou algumas das seguintes frases, provavelmente ele é um alarme falso:
Antivírus e firewall: O uso destes programas é essencial no PC. O antivírus monitora os arquivos presentes no HD e o firewall checa a comunicação entre o computador e a Internet.

Nenhum comentário: