quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

INTERNET

A origem da Internet remonta à década de 60 e ao período da guerra fria. O Pentágono fundou uma organização designada 'Advanced Research Project Agency', ARPA. A principal tarefa do ARPA era a execução de testes de redes de computadores para fins militares. O objetivo último era a construção de uma rede de elevada estabilidade onde os computadores que dela fizessem parte fossem capazes de se substituir uns aos outros em caso de falhas. Desta forma, eventuais catástrofes poderiam originar uma resposta mais eficiente dado que qualquer computador localizado geograficamente numa zona distinta poderia substituir-se aos computadores afetados, mantendo-se assim a rede em funcionamento assegurando os serviços disponibilizados.
A Internet atual é uma descendente direta da rede ARPA e como tal é também um produto da guerra fria. Durante bastante tempo o uso desta rede foi reservado aos militares. Como é obvio as vantagens oferecidas por mecanismos de comunicação rápida ao longo de grandes distâncias é também do interesse de outros utilizadores (não militares) ligados a meios científicos e a organizações governamentais. O foco principal de interesse centrou-se inicialmente nos departamentos científicos das universidades.
Até ao inicio da década de 90, era necessário possuir um razoável número de conhecimentos técnicos para acessar à Internet. Com o desenvolvimento da componente gráfica da Internet (www) o acesso e manuseamento da informação contida na Internet ficou mais simples, democratizando-se.

Nenhum comentário: