sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dicas para seu computador começar bem o ano!

Dentre os inúmeros mitos que existem na internet sobre como tirar virus do pc, vou destacar aqui os que são mais comuns e que acabam impedindo usuários de terem uma proteção eficiente no seu computador, são eles:
  1. Deletar o arquivo infectado: Deletar o arquivo infectado não é garantia de que o virus foi removido, pois este, é somente a fonte do vírus. O vírus, depois de infectar o pc, pode se espalhar por vários locais, o mais comum é se infiltrar no sistema! Depois de deletar uma possível ameaça, é preciso fazer uma varredura com o antivírus em busca de possíveis infecções.
  2. Mudar de sistema operacional: Outro grande mito, é de que só o Windows está sujeito aos vírus. Muitos acham que utilizando, por exemplo, o sistema operacional Linux, já é o bastante para ficarem protegidos dessas ameaças. Na verdade, o que acontece é que a maioria dos vírus são projetados para o Windows, devido ao maior número de usuários serem desse sistema.
  3. Criar uma nova conta de usuário no windows: Outros acham que os vírus estão infectando uma conta especifica de usuário no windows e criam uma nova conta na ilusão de que o problema seria resolvido. Mas os vírus mais atuais, se instalam no computador independente de qual conta esteja sendo utilizada.
  4. Antivirus gratuito já basta: Antivirus gratuito oferecem uma proteção básica, que embora até eficazes, não contam com alguns recursos de extrema importância para manter o PC imune aos ataques de hackers. Com por exemplo: Antispayware, firewall e outros filtros que protegem o usuário ao navegar na internet.

Formatar o PC (método passivo)

Para tirar virus do pc, um dos melhores e mais radicais métodos é a formatação do computador. Ao formatar o pc todos os arquivos, inclusive os virus, serão apagados, deixando a maquina totalmente limpa e desinfectada. Mas existe um problema, o backup.
Ao formatar um PC, as vezes é preciso fazer uma copia de segurança para não perder os arquivos pessoais. Aqui é onde mora o perigo, pois pode haver alguns arquivos infectados e ao restaura-los estaria infectando novamente o PC, perdendo todo o trabalho e o motivo da formatação.
Quando fizer um backup dos arquivos, lebre-se de antes de restaura-los, fazer uma varredura completa nos arquivos em busca de virus, utilizando um bom Antivirus para isso.

Para ficar totalmente protegido, o fundamental é ter um bom programa de Antivirus instalado na maquina. O ideal é optar pela versão paga, pois oferece uma maior proteção.

Nenhum comentário: