quarta-feira, 27 de março de 2013

GOLPES NO FACEBOOK


Um dos primeiros golpes aplicados e, por conta disso, também um dos mais bem-sucedidos, foi o do sorteio de iPhones promovidos por uma falsa página “Apple Brasil Inc”, que ostentava o logo da empresa da Maçã com as cores da bandeira do Brasil. Mesmo o visual bem distante do padrão de marketing adotado pela empresa não foi o suficiente para fazer com que muitas pessoas desconfiassem. A promessa era bastante tentadora, conforme dizia o texto publicado na página. “Recebemos 14 iPhones 5 64 GB que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior da caixa. Vamos sortear os 14 iPhones através desta página a quem compartilhar esta imagem e curtir. Escolha a cor nos comentários.”

Rapidamente a “promoção” caiu no gosto popular, tanto que mais de 70 mil pessoas curtiram o post, fazendo com que a página atingisse 80 mil fãs e a imagem chegasse à marca de 200 mil compartilhamentos. O que poucos sabiam é que o post sugeria ainda um link, com URL encurtada, para uma página falsa de sorteio.
Os golpes e sorteios mais zoados do Facebook
Há duas formas de enganar os usuários com golpes como esses. A primeira delas, mais simples, aposta no “fortalecimento” da página, tornando-a popular com muitos seguidores. Depois de atingir um número alto, a fanpage simplesmente muda de nome, podendo até mesmo ser comercializada para outros interessados. Já a outra forma é mais nociva para o usuário e utiliza links encurtados para direcionar aqueles que participam do sorteio para outros sites externos, cujo conteúdo é de origem duvidosa. Nessas páginas, o usuário pode ser infectado por malwares ou acabar instalando cookies nocivos ao desempenho que ficam alojados nos arquivos do navegador.

Logo depois que boa parte do público “descobriu” que a promoção dos iPhones não passou de uma brincadeira de mau gosto, não demoraram a surgir diversas outras piadas no Facebook com relação a promoções absurdas. Entre os prêmios curiosos, encontramos desde bolos até ônibus biarticulado. É bom ficar atento!




Nenhum comentário: