domingo, 17 de fevereiro de 2013

 [Adware]Códigos maliciosos (malware) são programas (vírus, spyware etc.) especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

  • pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
  • pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
  • pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
  • pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
  • pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis (pen drive...), em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo.

Para manter o seu computador livre da ação dos códigos maliciosos existe um conjunto de medidas preventivas que você precisa adotar. Essas medidas incluem manter os programas instalados com as versões mais recentes e com todas as atualizações disponíveis aplicadas e usar mecanismos de segurança (antivírus etc.). Além disso, há alguns cuidados que você e todos que usam o seu computador devem tomar sempre que forem manipular arquivos. Não baixem programas em qualquer página, procurem as mais conhecidas (baixaki.com.br). Não abram arquivos ou aceitem convites de desconhecidos. Estejam sempre atualizados acessando páginas de novidades em informática, por exemplo, tecmundo.com.br. Novos códigos maliciosos podem surgir, a velocidades nem sempre acompanhadas pela capacidade de atualização dos mecanismos de segurança, por isso, você não pode se descuidar.

Nenhum comentário: