sexta-feira, 22 de junho de 2012


LIMPEZA DO COMPUTADOR


O computador faz parte da lista de itens que acumulam sujeira e precisam ser limpos.

Mas o que muitos não sabem é que não basta simplesmente passar um espanador no computador para limpá-lo, e que em nenhuma hipótese, o gabinete deve ser coberto com panos, plástico ou qualquer outra coisa.

Recomendações
  1. Desligue o computador e o retire da tomada; em seguida retire todos os cabos.
  2. Nunca use produtos químicos para limpar o gabinete;
  3. Nunca retire as teclas de um notebook ou mesmo de um teclado convencional;
  4. Lembre-se de que em geral os componentes do computador são sensíveis, logo, seja delicado para não prejudicar o funcionamento de sua máquina.
Vamos lá então fazer uma faxina externa:

Virem o teclado de ponta-cabeça e sacuda-o para tirar parte da sujeira (coloque uma folha de jornal embaixo para não sujar o chão). Então, misture um pouco de detergente neutro com água e umedeça levemente um pano nessa solução, a seguir, passe o pano por cima das teclas para retirar a sujeira que fica grudada por causa da oleosidade dos dedos. Para limpar entre as teclas use um cotonete. Por último, passe um pano seco no teclado. No gabinete e na parte externa do monitor apenas um pano levemente molhado e em seguida um pano seco. Com um pincel de cerdas finas retire o excesso de poeira que fica acumulada na entrada dos cabos antes de conectá-los. Na tela do monitor o ideal é adquirir um produto específico para monitores (spray + flanelinha) que é vendido nas lojas de informática e também pode ser usado em aparelhos de televisão. Obs: Nunca limpe a tela do monitor com o equipamento ligado. Vale lembrar que a parte interna do computador também precisa ser limpa pelo menos uma vez por ano. O acúmulo de poeira pode fazer com que memória, cooler, etc. não funcionem direito ou mesmo parem de funcionar. Nesse caso, melhor chamar um técnico que dentre outras coisas irá lubrificar os componentes, proporcionando uma vida útil maior de cada um deles.



Nenhum comentário: