quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O QUE É O ANDROID

Sistemas operacionais são programas que gerenciam todas as tarefas de um dispositivo, fornecendo-nos uma interface visual para que possamos interagir com um sistema eletrônico sem necessariamente saber o que acontece dentro dele.
Por exemplo: Enquanto você digita um texto em uma planilha, como o computador desenha e determina as linhas e colunas das tabelas? Como ele exibe as informações no monitor? Como ele faz os cálculos? No dia-a-dia, isso não importa. É tarefa do sistema operacional gerenciar todos os processos para o funcionamento correto dos aplicativos e do hardware.
São sistemas operacionais, ou "S.O.", como o Windows, o Mac OS ou o Ubuntu, que permitem que qualquer pessoa consiga, de forma intuitiva, utilizar praticamente todos os recursos de um computador, ainda que o usuário não saiba escrever uma linha sequer de programação.
Quando ligamos o celular (e qualquer outro dispositivo), o primeiro programa a ser executado é o sistema operacional, e a partir de então, todo o hardware, os periféricos plugados e os softwares serão gerenciados por ele. Quando tiramos uma foto no celular, por exemplo, é tarefa do SO estabelecer uma comunicação entre a câmera, o disco, a memória e o programa, além de apresentar um interface para que o usuário consiga dar as ordens corretas ao dispositivo. Em outras palavras, graças ao sistema operacional, é possível tirar fotos do celular apertando apenas um botão.
Assim como o Windows nos computadores, o Android é o responsável por gerenciar todas as tarefas e recursos de um smartphone ou tablet. Enquanto isso a Apple segue tranquila com o excelente iOS, que só roda em seus dispositivos (como o iPhone e iPAD).Não demorou para que começassem a surgir dispositivos rodando Android às centenas, com as mais variadas especificações de hardware: Celulares grandes, pequenos, com ou sem teclado físico, uma ou duas câmeras, caros e baratos, e mais recentemente, os tablets.
Se por um lado todas estas possibilidades ajudaram a difundir o Android, o excesso de liberdade das fabricantes na hora de escolher o hardware e as várias versões do Android rodando em diferentes aparelhos acabou criando um dos maiores problemas deste sistema operacional.Hoje, é possível comprar celulares com Android por R$ 500, mas provavelmente a sua configuração não permitirá a execução dos aplicativos mais novos. Nada garante, também, que um dispositivo comprado hoje seja atualizado para uma versão mais recente, já que a atualização depende do fabricante do aparelho e até da operadora, em alguns casos. Garantindo a compra de um dispositivo de última geração, com boas configurações de hardware e rodando a versão estável mais recente do Android, você estará munido de um excelente sistema de produtividade e entretenimento portátil, com mais de 100 mil aplicativos disponíveis - boa parte deles gratuito (uma vantagem em relação ao iOS da Aplle).
Resumindo, avalie sempre muito bem o equipamento que vai comprar e o custo benefício.

Nenhum comentário: