domingo, 16 de outubro de 2011

PROGRAMAS PARA GRAVAÇÃO DE CD E DVD

  • DVD Shrink (gratuito) – Remove a proteção contra cópia, define a região em que você quer que sua cópia funciona (incluindo TODAS) e, principalmente, é capaz de reduzir de um DVD de até 9GB para que caiba em um DVD-R de 4.7GB, com uma perda as vezes imperceptível na qualidade da imagem e nenhuma perda na funcionalidade. Você mantém todos os menus, idiomas, legendas e extras ou pode remover idiomas desnecessários e transformar extras em “slide shows” para dedicar mais espaço ao filme principal. Se você tiver o Nero instalado, DVD Shrink pode se comunicar com ele e fazer todo o processo, incluindo gravação, de uma tacada só. DVDShrink é também um dos poucos programas desse tipo capazes de decriptografar um DVD. Por isso, pode trabalhar direto do original sem ser preciso copiá-lo antes para o disco rígido. Devido às restrições legais, concorrentes comerciais como o Pinnacle InstantCopy e o Intervideo CopyToDVD não podem copiar DVDs protegidos (que são a maioria).
  • Se você estiver usando uma versão do DVDShrink anterior à 3.2 é altamente recomendado que você atualize. O autor fez melhorias perceptíveis na qualidade da imagem.
  • DVD Decrypter (gratuito) – Consegue copiar discos que o DVD Shrink não consegue, porém ele não faz a compressão que o Shrink faz. Por isso você vai precisar passar o resultado do DVD Decrypter pelo DVD Shrink depois, se for maior que o espaço em sua mídia.
  • Daemon Tools 3.47 (gratuito para uso não comercial) – Daemon Tools (DT) é um avançado (o melhor que conheço) simulador de CDs e DVDs. Se você usar o Nero para gravar uma imagem .NRG do DVD em disco antes de gravar de fato em DVD, poderá usar o DT para abrir essa imagem como se fosse um DVD de verdade. Ela aparece como um drive e você pode testar toda a funcionalidade do seu DVD, como se ele já estivesse gravado. Com a ajuda do DT você pode usar programas que não são capazes de executar DVDs no HD (como o Media Player do XP) para testar seu DVD (não fica dependente de ter uma cópia do PowerDVD para isso). Mas Daemon Tools não pára por aí. Como ele é capaz de simular quase todos os esquemas de proteção contra cópia do mercado, você pode até usá-lo para simular CDs do Playstation One, a partir do ISO (para uso com o BLEEM e o VGS) ou CDs do Dreamcast (para usar com o Chankast) entre outras coisas. Altamente recomendado!
  • Nero Burning Rom 6.0 (comercial) – Você também pode usar o programa de gravação que veio com o seu gravador, desde que suporte DVD-Vídeo. Muitos gravadores modernos vem com uma cópia gratuita do Nero Express que serve perfeitamente, mas lembre-se de fazer como está no meu tutorial. Eu recomendo o Nero 6 apesar do Nero já estar na versão 9, porque eu acho a versão 6 a melhor versão para Windows XP. Se você usar Windows vista ou 7, precisará usar pelo menos a versão 7.

Nenhum comentário: