quarta-feira, 6 de abril de 2011

FALSIFICAÇÃO DE PEN DRIVE

Está ficando cada vez mais comum a venda de produtos de informática falsificados. Os mais comuns são os pen drives e cartões de memória da marca Kingston. Existem dicas que podem ajudar a identificar as falsificações, mas nunca serão 100% garantidas, pois os falsificadores se aprimoram a cada dia. São estas dicas que serão colocadas aqui, a título de evitar que você adquira mais um "gato por lebre".

A primeira dica é: Como ter certeza da capacidade do seu pen drive.
Todo pen drive possui um firmware, que é responsável, dentre outras coisas, pela informação da capacidade de armazenamento. Este firmware pode ser feito de maneira a informar mais capacidade do que a realidade, ou seja, você pode estar comprando um pen drive de 4GB, mas que na verdade pode ter bem menos do que isto, 2 GB ou 1 GB por exemplo.
Uma das formas de descobrir se está havendo alguma "maquiagem" na capacidade do pen drive, é formatando-o através do próprio Windows e não através do software que normalmente o acompanha.
As diferenças do valor informado para a capacidade real devem ser grandes. Pequenas diferenças são normais, como por exemplo, um pen drive Kingston Datatraveler400 de 8 GB, que após ser formatado apresenta 7.993.376.768 bytes, ou seja, um total de 7.44 GB.
A outra forma é a de gravar dados suficientes para que completem aproximadamente 90% da capacidade, testando arquivos gravados no início, no meio e no final da gravação. Se a capacidade informada é falsa, a partir da capacidade real os arquivos serão gravados de forma errada e não poderão ser lidos.
Lembre-se, encontrando estas provas que o produto tem a capacidade informada erroneamente, leve-o até a loja que comprou e explique o acontecido. NÃO deixe que formatem com o software fornecido com o pen drive, peça para formatar com o Windows.

A segunda dica é: Como saber se o produto Kingston que você comprou é falso ou genuíno.

A embalagem plástica dos produtos Kingston é fechada a vácuo e feita em plástico muito resistente, resistente ao ponto de ser, normalmente, necessário o uso de tesoura, faca ou outro objeto cortante. Se a embalagem do produto "Kingston" parecer aberta ou ser de fácil abertura, desconfie.
Na embalagem dos produtos genuínos constam:
1-Inscrições em vários idiomas, inclusive o português. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.
2-Existe uma etiqueta com informações sobre o pen drive. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.

Nenhum comentário: