quinta-feira, 3 de março de 2011

PEN DRIVE

O pen drive é um dispositivo para armazenar dados que utiliza a memória flash. As primeiras unidades começaram a ser vendidas em 2000. Como alternativa ao uso dos disquetes e CDs, o pen drive oferece maior capacidade de armazenagem. Além disso, também é mais compacto, rápido e resistente. Com ao avanço da tecnologia USB, as entradas para disquetes foram caindo em desuso e o pen drive popularizou-se.

A conexão USB (Universal Serial Bus) foi desenvolvida para facilitar a instalação de periféricos no computador sem necessidade de desligar a máquina ou alterar o hardware. O padrão USB criou um conector acessível a todos os aparelhos que precisarem utilizá-lo, sendo possível ligar diversos dispositivos em uma mesma entrada USB.

O pen drive revolucionou o modo de gravar dados ao aliar memória flash ao conector USB. Essa memória foi desenvolvida pela Toshiba em 1980 e é similar à memória RAM, mas grava o conteúdo sem necessidade de energia. Também chamada de disco sólido, consome bem menos energia elétrica, é mais segura, durável e rápida que os discos rígidos convencionais. Daí a grande aplicabilidade e potencial de desenvolvimento dos pequenos e práticos pen drives.

A capacidade de armazenagem dos pen drives atuais varia, existem modelos que armazenam até 64 GB. A título de comparação, 1 gigabyte precisaria de 711 disquetes para ser arquivado, um CD arquiva em média 700 MB e um DVD, 4.7 GB. Como pode ser usado em qualquer computador com entrada USB, o pen drive é especialmente útil para arquivar apresentações em PowerPoint, planilhas, relatórios, fotos e vídeos.

Também conhecidos como ”flash drives“, os pen drives são reconhecidos automaticamente pela maioria dos sistemas operacionais recentes. Quando utilizados em sistemas operacionais mais antigos, é necessário instalar um pacote de software denominado “driver”, específico para cada pen drive, permitindo seu reconhecimento. Assim que o dispositivo estiver conectado, todos os arquivos podem ser acessados como se estivessem no próprio computador, dessa forma você pode ouvir suas músicas em qualquer lugar. Ou então pode usar o pen drive para backup dos arquivos que estão em seu PC.
A portabilidade é seu grande trunfo. Para quem usa computadores de cyber cafés, hotéis ou universidades, o pen drive é uma ótima pedida. Até porque é mais seguro, uma vez que ao acessar os arquivos sem gravá-los no computador, nenhum rastro é deixado na máquina. Depois é só remover o acessório, tomando o cuidado de desconectá-lo do sistema operacional, e levá-lo, como se fosse um chaveiro, para onde quiser.

Nenhum comentário: