quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

HD EXTERNO

Um HD (local onde os arquivos são guardados no computador) externo é recomendado tanto para pessoas que precisam trafegar com grande quantidade de arquivos digitais e que não cabem em pen-drives (apesar de que hoje já existem pen-drives com alta capacidade de armazenamento) e para aqueles que querem ter uma segurança maior sobre seus arquivos e fazer backups (cópias) de seus arquivos em um HD fora do computador. Seu uso para backup muitas vezes é mais econômico e seguro do que fazer backups em DVD ou CD (estes são muito influenciados pelas intempéries e podem sofrer riscos graves com facilidade ocasionando perdas de dados).
O HD externo nada mais é do que um HD interno adaptado para ser utilizado através de conexões com os computadores, a conexão mais utilizada é a USB.
A principal vantagem é a segurança em possuir uma cópia de seus arquivos. E para aqueles que possuem computadores antigos com pouco espaço em HD, ele serve de extensão para guardar arquivos maiores. Hoje é possível possuir um HD externo de 1TB (1024GB) por um valor razoavelmente acessível, compensando seu uso em vez de gravar tudo em DVD.
Se você pensa em colocar um HD externo no computador aí vai uma dica: Seja organizado e evite jogar tudo quanto é tipo de arquivo que você não faz idéia do que seja nele. Como o HD externo permite um tamanho enorme de espaço para armazenar arquivos, sem uma boa organização você ficará horas para encontrar um arquivo que deseja. A segunda mais importante: Não o utilize como sendo o HD principal. Utilize-o para fazer cópia do que está no computador! E não se esqueça: O HD externo não é inquebrável, portanto, tenha outros backups em outras mídias dos arquivos mais importantes.

Nenhum comentário: