segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ALERTA - FIQUEM ATENTOS

Está circulando pela Internet um e-mail fraudulento dizendo que a Microsoft, juntamente com a AOL, está testando uma versão beta do navegador Internet Explorer e doará dinheiro às pessoas que reenviarem ou receberem a comunicação.
O teor de uma das mensagens em circulação segue abaixo:
A MICROSOFT e AOL (América On Line), atualmente as duas maiores empresas da Internet, para garantir ao Internet Explorer a posição de programa de navegação mais usado, estão testando uma versão beta do programa. Ao enviar esta carta aos seus amigos, ela será conferida pela MICROSOFT (é preciso que os seus amigos usem o Microsoft Windows) ao longo de duas semanas. A MICROSOFT pagará U$ 245 para cada pessoa à qual vocês enviarem esta carta. A MICROSOFT pagará a vocês U$ 243 para cada carta forwardada e pagará U$ 241 para cada terceira pessoa à qual você enviar esta comunicação. Daqui a duas semanas, A MICROSOFT entrará em contato com vocês via e-mail e lhes despachará o cheque. No início eu duvidei, até que depois de duas semanas recebi via e-mail a comunicação e, poucos dias a seguir, o cheque de U$ 24.800. Vocês devem enviar esta comunicação imediatamente, antes que termine o prazo do teste da versão beta do Internet Explorer. Quem banca tudo isso é o senhor Bill Gates.
RECEBI ESTA MENSAGEM E ESTOU REPASSANDO PARA VOCÊS.
VALE ARRISCAR!!!. BOA SORTE PARA TODOS NÓS.
OBRIGADO
Este é mais um daqueles emails criados por pessoas que se valem da Internet para semear o caos. Assim como os geradores de boatos, que criam uma história inverídica e aguardam que ela dê uma volta completa para retornar, devidamente acrescida de novos elementos e fatos, os criadores de SPAM (emails não solicitados e que circulam entre muitas pessoas) fazem o mesmo, usando figuras públicas e empresas de renome para imprimir lastro e veracidade à sua mensagem.
O maior perigo destes emails são eles serem "cavalos de tróia", ou seja, eles serem os portadores de vírus para dentro das máquinas, com uma notícia sensacionalista que lhe serve de cápsula e uma promessa de dinheiro para torná-la motivacional.
O melhor que se pode fazer com mensagens deste tipo é apagá-las imediatamente para evitar que elas se alastrem, resultando na perda de tempo do usuário, quando não a perda de todos os dados do computador.
As empresas sérias, e a Microsoft não é uma exceção, é totalmente contra esse tipo de SPAM que, se não provocar outro prejuízo, congestiona desnecessariamente as redes mundiais. A Microsoft jamais enviaria tal mensagem. O conselho é ignorar e apagar imediatamente este tipo de email.

Nenhum comentário: