segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PADRÃO USB

O padrão USB (Universal Serial Bus) não é novidade nenhuma e a cada dia que passa está mais presente. 
Um consórcio de empresas formado por Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere, resolveu ir a luta e tentar criar um padrão para conexão de periféricos externos, visto que na época não havia nada que compatibilizassem todos os fabricantes e resolvessem várias limitações.
Assim, em 1995, foi criado o padrão USB (Universal Serial Bus). Um padrão que tem por característica a simplicidade de conexão, pois não tem a necessidade de abrir a cpu do computador para instalação ou de desligar o computador para fazer as ligações, as controladoras USB detectam automaticamente os periféricos adicionados (Plug and Play. Outra característica é o fato do periférico poder utilizar o mesmo cabo para a alimentação elétrica e a de dados, ou seja, dependendo de seu consumo não há a necessidade de uma fonte externa de energia.
Já em 1997 praticamente todas as placas mãe traziam, pelo menos, duas portas USB na versão 1.1.
Em 2000 foi lançado o barramento USB versão 2.0. Este trazia um grande avanço na velocidade de transmissão. Hoje, os equipamentos tais como, impressoras, webcam etc., são vendidos neste padrão e normalmente computadores novos possuem 4 entradas USB.

Nenhum comentário: