sábado, 31 de dezembro de 2011

Programas gratuitos e essenciais

Abaixo você encontra uma lista dos principais programas gratuitos e que são importantes para uma boa experiência na utilização do computador e da Internet.

Antivírus

AVG gratuito – faz a proteção em tempo real, detecta possíveis infecções e protege os seus e-mails.

Navegadores

O Mozilla Firefox é uma boa opção em relação ao Internet Explorer, se quiser experimentar não irá se arrepender.
Adobe Reader 9.1 – Importante para você abrir os arquivos com extensão PDF.

Descompactadores

WinRar - você precisa ter para abrir arquivos com extensão .zip, .rar e para enviar arquivos grandes e diminuir o tamanho deles.

Editor de Fotos

Gimp é uma boa opção, ele edita arquivos .psd e apresenta lápis, pincéis, ferramentas de seleção e muito mais.

Manutenção do computador

Advanced SystemCare - Ótimo para você manter o seu computador em ordem e eliminar os lixos eletrônicos que se acumulam e as correções que são necessárias no computador.
Para o bom funcionamento do sistema operacional.
Execute pelo menos uma vez por mês ou quando perceber o computador muito lento.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LOCALIZANDO ARQUIVOS OCULTOS NO WINDOWS 7


  • Acesse o Windows Explorer clicando na pasta amarela que fica embaixo na barra de tarefas.
  • No seu lado superior esquerdo aparecerá uma opção chamada Organizar, Clique nela;



Agora clique em Opções de pasta e pesquisa;

De agora por diante, a janela é a mesma que sempre foi no XP e no Vista, onde basta selecionar a aba Modo de Exibição e em seguida deslizar na barra de rolagem até a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

CONHEÇA AS VERSÕES DO WINDOWS 7

Eficiência e simplicidade são as duas palavras chaves do Windows 7, dita pela Microsoft. Caminhos mais simples para o usuário utilizar, interface mais intuitiva, porém a opção que o usuário tem pela versão mais ideal se tornou um pouco mais enrolada. Isso porque o Windows 7 possui cinco opções disponíveis no mercado que são: a Home Premium, a Professional, a Ultimate, a Home Basic e a Starter. Diante de tantas variações, a dúvida na hora da escolha acaba sendo inevitável para o usuário. E qual delas é a melhor pra você? Conheça as diferenças entre as versões e sinta-se seguro na hora da escolha.
Para uso doméstico a melhor opção é versão Home Premium. De acordo com o diretor geral de Consumo e Online da Microsoft, essa versão apresenta todos os recursos sofisticados e novos que a Microsoft lançou indicado para o entretenimento, afirmou.
Então, se a Home Premium é a ideal para a maior parte dos usuários, para que convêm as demais versões? Bem, que tal primeiro entender as outras versões, como por exemplo, a Professional. A grande vantagem em comparação à versão Home Premium é que a versão Professional aceita a inserção do computador em redes de trabalho. Portanto, caso você seja o tipo de usuário que utiliza o notebook de dia no trabalho, acessa as informações da rede interna no período do expediente, e depois leva a maquina para casa, o melhor é que escolha pela versão Professional do Windows 7.
E se você tem uma máquina super potente e quer uma versão mais robusta? O Windows 7 te oferece a versão Utimate. Que disponibiliza novos recursos de segurança, porém, é versão mais pesada do Windows 7. Segundo o diretor de Consumo da Microsoft no Brasil, “A versão Ultimate tem, a princípio, os recursos de segurança presentes na versão Enterprise, que só estão disponíveis para as empresas que trazem contrato de licenciamento. Necessariamente é isso que essa versão apresenta de novidade”.
Diferente do Ultimate, o Windows 7 apresenta mais duas versões, que foram feitas especialmente para processadores menos potentes, além dos netbooks. Que são a Home Basic e a Starter. A versão Home Basic é mais barata que a Home Premium, devido a isso é muito provável que essa versão seja muito usada por fabricantes na hora de vender um micro. E por fim, a versão Starter, que por sinal não foi aceita por muitos usuários no Windows Vista por restringir o número de aplicativos abertos ao mesmo tempo.
Porém, essas limitações não existem mais com a versão Start do Windows 7. Dessa forma o usuário que está adquirindo uma máquina mais barata, com essa versão, poderá usufruir de várias aplicações ao mesmo tempo, o que antes não era possível. Claro que não terá todos os recursos que um Home Premium oferece, mas terá uma versão mais acessível para realizar o que se precisa.

domingo, 11 de dezembro de 2011

DICIONÁRIO ONLINE

Clique no link abaixo e faça download (baixar para o computador) de um excelente dicionário da língua portuguesa.

http://dicionario.babylon.com/

sábado, 10 de dezembro de 2011

EXTENSÕES DE ARQUIVOS

.doc - arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto.
.exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa.
.jpg - arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens.
.html - Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.
.mp3 - formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.
.pdf - documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicação impressa. Os manuais online de muitos programas estão nesse formato.
.rar - formato de compressão de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros.
.zip - talvez seja o formato de compressão mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos é o WinZip.

DICA:  Por padrão, ao clicar duas vezes com o mouse sobre um arquivo este se abre com um programa que lhe seja associado. Por isso é que, por exemplo, os arquivos .doc sejam abertos automaticamente com o Word e os .jpg (formato de imagens) sejam executados em algum editor de imagens. Mas pode acontecer que a pessoa queira abrir este arquivo .jpg com o navegador Internet Explorer. Para isso, será necessário clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, escolher a opção Abrir com... e escolher o programa adequado. Quem tem versões mais antigas do Windows, deve seguir o passo anterior com a tecla Shift pressionada.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NOVIDADES


Uma feira, em Tóquio, apresentou ao público a tecnologia que estará nas ruas nos próximos anos.
O carro do futuro não tem chave. Um gesto com a mão e a porta se abre. Embaixo do painel, surgem comandos chamados "joysticks", iguais aos de videogame.
E também vai sumir aquele monte de botões do painel. Para controlar ar-condicionado, rádio, luzes, dois círculos que funcionam como mouse de computador. Ou uma placa de metal sensível ao toque.
São carros inteligentes, que dispensam vários acessórios e equipamentos que usamos atualmente. Tem também carros comandados pelo celular. É só chamar que ele vem. Para trafegar nas ruas, os humanos ainda são necessários. Mas, na hora de voltar para a garagem, ele estaciona sozinho.
Uma das tendências mostradas no Motor Show de Tóquio é a integração do carro com o celular. Um modelo só liga quando o celular do dono é conectado ao painel. E um programa permite ao celular calcular a distância do carro da frente e avisar o motorista quando há risco de colisão.
Os visitantes da exposição podem experimentar uma situação em quem nenhum motorista gostaria de se ver envolvido: um acidente. As novas tecnologias não vão acabar com as colisões e atropelamentos, mas prometem reduzir as mortes no trânsito.
Uma das novidades é o airbag externo. O equipamento infla quando ocorre um choque e foi instalado em partes do carro onde o pedestre geralmente bate a cabeça no caso de um atropelamento. Ele ainda pode se ferir, mas as chances de morrer diminuem.
Uma câmera instalada no painel segue a cabeça do motorista e tem um sistema de reconhecimento de rosto. Pode evitar que o carro seja roubado e também identifica se o motorista está com sono ou bebeu demais. Nesses casos, faz soar um alarme e liga uma luz vermelha, alertando que ele não deve dirigir.

sábado, 3 de dezembro de 2011

COMO FUNCIONA UMA IMPRESSORA LASER


O processo de impressão começa antes mesmo de o papel ser puxado para dentro da impressora. Antes de fazer qualquer coisa, a impressora carrega a imagem em sua memória e processa as partes que necessitam de cor e as que serão deixadas em branco. Internamente, a impressora carrega (através de um dispositivo chamado de “fio de corona”) um cilindro fotorreceptor com carga (energia eletrostática) positiva. Detalhe: algumas impressoras trabalham com carga negativa no cilindro.
Logo em seguida o laser da impressora começa a atuar — isso sem sequer ter puxado o papel. O laser irá descarregar certas partes do cilindro, para que a figura, ou texto, que será impresso fique desenhado no cilindro. Até o momento não temos nada de tinta, apenas uma imagem eletrostática.
Agora o toner começa a atuar, jogando uma pequena película de pó sobre o cilindro. Este pó está positivamente carregado, por isso ele será aderido nas partes em que o laser retirou energia eletrostática, mas não irá grudar nas partes carregadas positivamente (a velha lei da elétrica que diz que cargas opostas se atraem). Aqui já temos uma imagem com tinta, porém esta tinta ainda não está no papel, o qual ainda nem saiu da bandeja.
Neste momento a impressora puxa o papel, que irá passar por baixo do cilindro. Contudo, antes disso, o papel passa por um dispositivo que o carrega negativamente (este procedimento é necessário para que a tinta seja atraída para o papel). Aí o cilindro começa a rolar sobre o papel e passar o pó (tinta do toner) para o papel. Vale frisar que a esteira (onde o papel está passando) e o cilindro possuem a mesma velocidade, fator que permite que a imagem seja impressa com perfeição.
Enquanto o papel está recebendo tinta, o cilindro está sendo descarregado (a energia é retirada em fração de segundo), para que ele não atraia o papel posteriormente. Agora o papel continua rolando pela esteira até chegar ao fusor.
O fusor é a última etapa da impressão, momento em que o "pozinho" do toner será fixado no papel. A função do dispositivo, que funciona com alta temperatura, é passar sobre o papel fazendo com que a tinta que antes estava bem clara seja “queimada”, de modo que haja uma “fusão” (daí o nome fusor) entre as partículas de tinta e do papel. Obviamente, o fusor também aquece o papel, que porém não queima, pois a velocidade com que tudo acontece é muito rápida — aqui está o motivo pelo qual o papel sai bem quente da impressora.
Finalmente, o usuário recebe o documento na bandeja de saída. Enquanto isso, uma lâmpada de descarga está passando sobre o cilindro, o qual será totalmente descarregado. Após isso o dispositivo que carrega o cilindro joga carga positiva sobre ele, para que uma nova imagem possa ser processada e impressa.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ESCOLHENDO SEU SCANNER

Atualmente os preços dos scanners de mesa estão muito acessíveis, e vem sendo uma opção cada vez mais interessante e prática possuir um equipamento destes em casa. Muitas são as utilidades e facilidades que eles oferecem, e se combinarmos com a facilidade de ter um gravador de CD, fica mais interessante ainda:




  • Facilidade de ter uma "copiadora" em casa
  • Fazer cópia de documentos de forma digital para facilitar o armazenamento, por exemplo em um CDR, sem risco de deterioração do papel
  • Passar suas fotos preferidas para formato digital
  • Copiar artigos interessantes para consulta posterior, sem necessidade de guardar por exemplo uma revista ou jornal completo
  • Através de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), passar um texto de um meio físico para digital, para uso em seu processador de texto
  • Enviar imagens por e-mail