segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CLIQUE NO MEIO DA IMAGEM PARA ASSISTIR O VIDEO
E CONHECER AS DIFERENTES VERSÕES DO WINDOWS 7

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A INTERNET


A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único lugar.
Assim, a ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET, isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou a chegar ao público em geral.
No Brasil, a conexão de computadores por uma rede somente era possível para fins estatais. Em 1991, a comunidade acadêmica brasileira conseguiu, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, acesso a redes de pesquisas internacionais.
Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.
Há várias maneiras de trocar e obter informações através da Internet, dentre as quais: World Wide Web (www), mecanismos de busca, e-mail (correio eletrônico), peer-to-peer, IRC (Internet Relay Chat), VoIP (voz sobre IP), listas de discussão, bate-papos e mensagens instantâneas.
A própria rede, por sua vez, é acessada através de diversos meios, caracterizando o típico exemplo de convergência tecnológica, da facilitação no processo de troca de comunicação. A Internet está presente em computadores, celulares, palms, e diferentes aparelhos multifuncionais.

sábado, 10 de setembro de 2011

EMAIL abreviação de eletronic mail (em inglês, correio eletrônico), o e-mail foi criado antes mesmo da existência da internet. As primeiras mensagens eletrônicas foram trocadas em 1965.

Em 1969, passou a ser a principal ferramenta de troca de dados na ARPANET, rede do departamento de defesa dos EUA que serviu de 'semente' para a criação da Internet. O formato tradicional do endereço de e-mail (seunome@servidor) surgiu em 1971.

O sinal '@', que em português é o símbolo para arroba, em inglês significa 'at', ou 'em'.

  • URL em inglês é  Uniform Resource  Locator,  ou seja Localizador de Recursos Universal.  Em poucas palavras é o endereço de um recurso, por exemplo,  um site, uma pasta com fotos ou uma impressora.  Este recurso pode estar  disponível através da internet, de  uma rede doméstica, de uma intranet etc.

  • IP é um código de números que representa o endereço  de um determinado computador em uma rede pública ou privada. Quando o IP é fixo seu computador vai ter um determinado endereço padrão, ao contrário do IP dinâmico que muda conforme seu provedor de internet determinar.

  • HTML significa em inglês Hypertext Markup Language. É uma linguagem específica para documentos da web (sites).

  • Navegador ou web browser em inglês. É a ferramenta para exploração da internet mais utilizada mundialmente. Os navegadores mais conhecidos são o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome entre outros.
  • quarta-feira, 7 de setembro de 2011

    SALVAR PÁGINA NOS FAVORITOS

    Os chamados “favoritos” foram uma invenção divina para quem tem costume, ou necessidade, de acessar vários sites no dia a dia. A grande maioria dos navegadores já traz este recurso. Com a página (site) aberta basta  pressionar “Ctrl + D” e depois clicar em adicionar, assim,  você já salva a página que está visualizando. Quando desejar ver a página salva, basta clicar "favoritos" e clicar no nome da página.