terça-feira, 20 de junho de 2017

quarta-feira, 14 de junho de 2017

GOLPE PELO TELEFONE - ATENÇÃO



O telefone de casa toca. Você, ingenuamente, atende e acaba confundindo a voz do interlocutor que está do outro lado com a de algum parente ou amigo. Pronto, era tudo que os golpistas queriam. O que vem a seguir é terrorismo e tentativa de extorsão. Diversos golpes por telefone estão cada vez mais comuns em todas as regiões do Brasil.

Os golpes normalmente são aplicados por quem está atrás das grades. Assim, o preso tem tempo de sobra para pensar em como agir. O número do telefone, ele consegue discando aleatoriamente. 

“Ligação premiada”, “Sequestro virtual”, “Bença, tia”, “Envelope vazio” e “Anúncio de veículo” são alguns dos golpes registrados. As histórias são as mais diversas, como falsos sorteios e promoções, sequestros de parentes, sobrinho distante que está a caminho da cidade e precisa de dinheiro para consertar o carro na estrada, transferências inexistentes e confirmação de resgate de carro roubado.

Nuinca diga seu nome ou de um parente. Ao perceber o golpe apenas desligue. Ontem aconteceu comigo. A pessoa se dizia um primo e o tempo todo falava: Você não sabe quem está falando? Não acredito! Querendo que eu falasse o nome de um primo. Atenção!!!! 

Os golpes por telefone possuem diversas máscaras e artimanhas. O fato de não conseguir falar momentaneamente com um parente, não quer dizer que ele esteja sendo mantido como refém. Nessas horas de aflição, é essencial analisar os fatos com calma; respire fundo, relaxe um pouco e jamais ceda imediatamente à vontade de criminosos que usam o celular como arma mortífera.

Desconfie sempre de ligações privadas, interurbanas e de números que você desconhece. Se estiver vivenciando situação parecida, procure localizar policial na rua ou ligue para o 190 e peça auxílio ao atendente, que é policial e está treinado para conduzir esse tipo de ocorrência.