terça-feira, 16 de maio de 2017

ATENÇÃO



Você sabe o que é ransomware?
Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins (tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamento com cédulas).
Como ocorre a infecção?
ransomware pode se propagar de diversas formas, embora as mais comuns sejam:
  • através de e-mails com o código malicioso em anexo ou que induzam o usuário a seguir um link;
  • explorando vulnerabilidades em sistemas que não tenham recebido as devidas atualizações de segurança.
O mais importante é evitar ser infectado, veja a seguir como se proteger.
Quais tipos de ransomware existem?
Existem dois tipos de ransomware:
  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.
Como devo me proteger de ransomware?
Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como:
Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

IOS 10 - FUNÇÕES ÚTEIS NO IPHONE


1) Notificações ao pegar o iPhone
O iPhone sempre exigiu o acendimento manual da tela para exibir notificações, mas isso mudou no iOS 10. A função Elevar para Despertar liga o display quando o usuário tira o telefone do bolso ou de cima da mesa, mostrando automaticamente eventuais alertas na tela de bloqueio. O recurso pode ser ativado/desativado no menu Ajustes » Tela e Brilho » Elevar para Despertar.
A nova função não está disponível em modelos de iPhone antigos, sendo exclusiva dos iPhone 6S e 6S Plus, iPhone SE, e iPhone 7 e 7 Plus.
2) Notas colaborativas
O app de notas evoluiu muito na última atualização do iOS. Agora, o programa permite colaborar com um amigo em uma mesma anotação, uma ferramenta interessante para criar listas em grupo. Para usar o recurso, basta ir ao menu de compartilhamento do Notas e enviar convites via e-mail, por exemplo. Se o destinatário também usar iOS 10, poderá alterar a nota compartilhada e sincronizar as modificações no seu dispositivo.
3) Hora de dormir
O aplicativo de relógio agora é capaz de preparar o usuário para tirar aquele cochilo. Com a função "Hora de Dormir", é possível programar o horário que você costuma deitar para que o iOS se encarregue de preparar o iPhone para essa tarefa. À noite, o celular começa a reduzir o brilho e a intensidade de luz azul da tela, indicando para o seu corpo que é hora de parar de usar o celular.