VÍDEO NO CELULAR
As câmeras dos celulares evoluíram muito nos últimos anos, passando a gravar vídeos com mais qualidade. Elas podem, além de simplesmente documentar as cenas, criar pequenos filmes. Porém, mesmo assim, a maior parte do material que é gravado utilizando uma câmera de um telefone móvel ainda fica devendo — e muito! — em qualidade para um vídeo de uma dSLR ou mesmo de uma máquina digital compacta.
Qual é o problema dessas minúsculas câmeras, que faz com que elas não consigam se mostrar realmente boas, mesmo com as inúmeras melhorias que já receberam? O ponto negativo pode estar justamente em quão pequenos esses equipamentos são, já que isso significa também um sensor muito menor do que o ideal.
A dúvida que fica é esta: seria possível gravar filmes de qualidade utilizando apenas o celular como ferramenta de captura? A resposta é sim — e não. Não é possível simular a qualidade de um equipamento maior, porém com os truques certos você consegue vídeos com a qualidade máxima possível da câmera embutida no seu telefone.
As câmeras de celular possuem um modelo diferente de captura de imagem, que não facilita para a pessoa que está segurando o equipamento. Ao invés de captar toda a cena de uma só vez, ela “lê” a paisagem em linhas, de um lado para o outro. Isso faz com que, se você mexer o telefone muito rápido, ou mesmo se você filmar algo que estiver se movendo bruscamente, o resultado é um borrão ou um objeto distorcido.
Faça o teste para comprovar, não é preciso nem mexer o celular de maneira muito brusca, basta movê-lo de um lado para o outro e já é possível ver o atraso na formação das imagens. Para que isso não afete o seu filme, é preciso ter muito mais cuidado com os movimentos e apoiar bem o aparelho.
Tente mexer o mínimo possível o celular — é melhor fazer vários cortes do que se aventurar em planos-sequência muito elaborados — e peça para que as pessoas que aparecem no vídeo movam-se de maneira mais suave também. Se for preciso, use um apoio para firmar o seu gadget: vários aparelhos possuem cases próprias com encaixes especiais para tripés.
Existem vários aplicativos, tanto para o Android quanto para o iOS, que possuem ferramentas especiais para a captura, edição e distribuição de vídeos. Com um pouco de planejamento, é possível fazer tudo isso sem a ajuda de um computador!
Muitas pessoas são contra a aplicação de efeitos diretamente na captura, preferindo utilizar esses artifícios na pós-produção. Isso até faz sentido, mas apenas no modo tradicional de se criar um vídeo. Se você for tentar fazer tudo usando o celular, é preciso facilitar ao máximo a edição, então usar um filtro não é má ideia.
Se você estiver usando um telefone com Android, pode usar o app VideoCam Illusion para capturar as imagens já com o efeito desejado. Para editar e postar, uma das opções é o VidTrim, que é gratuito e pode criar edições mais simples. Uma dica é gravar todas as cenas divididas e usar o editor apenas para juntá-las.
Para quem usa um iPhone, uma das melhores opções para capturar imagens com efeitos é o 8mm Vintage Camera, que possui filtros de ótima qualidade. Para a edição e compartilhamento você pode utilizar o Klip Video, que junta as cenas e publica na internet.