segunda-feira, 22 de julho de 2013

NAVEGADORES


Um navegador (também conhecido como web browser ou simplesmente browser) é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em um servidor Web.  A maior coleção interligada de documentos hipertexto, dos quais os documentos HTML são uma substancial fração, é conhecida como a World Wide Web (WWW).

História

Tim Berners-Lee, que foi um dos pioneiros no uso do hipertexto como forma de compatilhar informações, criou o primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, em 1990, e o introduziu como ferramenta entre os seus colegas do CERN em Março de 1991. Desde então, o desenvolvimento dos navegadores tem sido intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da própria Web.

A Web, entretanto, só explodiu realmente em popularidade com a introdução do NCSA Mosaic, que era um navegador gráfico (em oposição a navegadores de modo texto) rodando originalmente no Unix, mas que foi também portado para o Macintosh e Microsoft Windows logo depois. A versão 1.0 foi liberada em Setembro de 1993. Marc Andreesen, o líder do projeto Mosaic na NCSA, demitiu-se para formar a companhia que seria conhecida mais tarde como Netscape Communications Corporation.

A Netscape lançou o seu produto líder Navigator em Outubro de 1994, e este tornou-se o mais popular navegador no ano seguinte. A Microsoft, que até então havia ignorado a Internet, entrou na briga com o seu Internet Explorer, comprado às pressas da Splyglass Inc. Isso marcou o começo da Guerra dos browsers, que foi a luta pelo mercado dessas aplicações entre a gigante Microsoft e a companhia menor largamente responsável pela propularização da Web, a Netscape.


A Netscape respondeu liberando o seu produto como código aberto, criando o Mozilla. O efeito foi simplesmente acelerar o declínio da companhia, por causa de problemas com o desenvolvimento do novo produto. A companhia acabou sendo comprada pela AOL no fim de 1998. O Mozilla, desde então, evoluiu para uma poderosa suíte de produtos Web com uma pequena mas firme parcela do mercado.

Apesar do mercado para o Macintosh ter sido tradicionalmente dominado pelo Internet Explorer e Netscape, o futuro parece pertencer ao próprio navegador da Apple, o Safari, parte do navegador de código aberto Konqueror. O Safari é o navegador padrão do Mac OS X.

O Internet Explorer, também conhecido como IE ou MSIE, é um navegador de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995. É de longe o navegador mais usado atualmente, uma vez que é distribuído em cada versão do sistema operacional Windows, porém desde 2004 vem perdendo espaço para outros navegadores (google chrome etc.). Em abril de 2005, a porcentagem de usuários do IE é de 85%. 

O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

COMO GERENCIAR POSTAGENS NO FACEBOOK

Se você quer tornar as publicações feitas na sua página no Facebook restritas, é possível ativar a opção de privacidade que torna qualquer publicação submetida a uma análise, antes de ser exibida no seu mural. Dessa forma, você pode autorizar ou não que determinado texto ou imagem seja publicado.

Passo 1. Depois de acessar a sua conta com seu login, clique na engrenagem no canto superior direito da tela. Um pequeno menu vai aparecer. Clique em “configurações de privacidade”.
Acesse o símbolo de engrenagem no topo da página (Foto: Reprodução/Lucas da Silva)
Passo 2. Você verá um menu na lateral esquerda da página. Vá na opção “linha do tempo e marcações”, conforme a imagem:
Acesse pelo menu à esquerda (Foto: Reprodução/Lucas da Silva)
Passo 3. Basta ir na opção abaixo e selecionar “ativada”. Assim, toda vez que alguém postar na sua linha do tempo, você poderá autorizar ou não a publicação:
Selecione esta opção para analisar as postagens (Foto: Reprodução/Lucas da Silva)

terça-feira, 16 de julho de 2013

RASTREANDO WIRELESS

Se você está conectado através de Wi-Fi e deseja saber quem mais compartilha a conexão com você – ou até para descobrir se algum engraçadinho está se aproveitando da sua rede –, alguns softwares podem servir de apoio na hora de obter tais informações.

O Wireless Network Watcher é um scanner de dispositivos que detecta todos os computadores e outros aparelhos que estejam conectados à mesma rede que você. 

Desse modo, é possível saber rapidamente quem compartilha a internet com você.
Logo ao abrir o programa, ele começa a varredura para detectar quais computadores estão em rede com o seu. Após poucos segundos, a lista é preenchida, mesmo que sejam vários os dispositivos conectados.


A tela única do aplicativo.


São diversas as informações disponibilizadas, como o IP do usuário e o modelo do modem. Vale lembrar que, para que a lista seja preenchida corretamente, você deve estar conectado corretamente ao servidor.
Caso o carregamento não ocorra normalmente, você pode acessar as opções avançadas (tecla F9) e selecionar o adaptador desejado. Outras configurações incluem salvar a lista em texto e pesquisar por dispositivos específicos.


Leia mais clicando em: http://www.baixaki.com.br/download/wireless-network-watcher.htm#ixzz2ZDXtJZeM

quinta-feira, 11 de julho de 2013

LIVRO GUINESS - CURIOSIDADE


Em 1954, na Irlanda, Hugh Beaver realizava uma caçada quando chegou à conclusão que não havia conseguido abater nenhum tarambola porque o pássaro era muito veloz. 

No final da tarde, início da noite, encontrou com seus amigos e disse que não havia caçado nenhum pássaro, pois segundo ele era o mais rápido que existia. Discutiu um pouco com seus amigos, mas sem chegar a nenhum consenso, nessa época não existia livro ou enciclopédia que pudesse oferecer informações concretas. 

Hugh era diretor-executivo da Arthur Guiness, Son And Company, empresa que fabrica a cerveja Guiness, e fixou na mente a idéia de criar um livro que reunisse todos os tipos de recordes. 

Colocar a idéia em prática não era trabalho fácil, mas Hugh contou com a ajuda dos gêmeos Norris e Ross Mcwhirter, jornalistas que juntaram uma grande quantidade de fatos e números. 

Depois de quatro meses Hugh e os gêmeos reuniram e publicaram o primeiro Guiness, primeiramente com 198 páginas. Depois de quatro meses de publicação o livro foi considerado o mais vendido do gênero não-ficção na Inglaterra.

CLIQUE ABAIXO PARA CONHECER O SITE

terça-feira, 9 de julho de 2013

YOUTUBE


A palavra “youtube” foi feita a partir de dois termos da língua inglesa: “you”, que significa “você” e “tube”, que provêm de uma gíria que muito se aproxima de “televisão”. Em outras palavras seria a “televisão feita por você”. Essa é justamente a principal função do fenômeno da internet: permitir que os usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. 

O Youtube foi criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley e Steve Chen, dois funcionários de uma empresa de tecnologia situada em São Francisco, EUA. O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail. 

O site permite que os usuários coloquem seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer pessoa no mundo inteiro. O Youtube utiliza o formato Macromedia Flash para reproduzir os conteúdos, além de permitir que usuários coloquem os vídeos em seus blogs e sites pessoais. Todo o potencial do Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que elegeu o site como a melhor invenção de 2006.

Devido ao grande sucesso do Youtube, em outubro de 2006, a gigante Google anunciou a compra do site pela quantia de US$1,65 bilhão, unificando os serviços do seu próprio site de compartilhamento de vídeos, Google Vídeo, ao Youtube. A principal regra do site é o não-compartilhamento de vídeos protegidos por direitos autorais, fato que na maioria das vezes não é cumprido. 

Outro fato que chamou a atenção de todos foi uma determinação judicial no dia 05 de janeiro de 2007 que ordenava o bloqueio do site. Essa determinação havia sido ocasionada pelo polêmico vídeo envolvendo uma apresentadora de TV trocando carícias com seu namorado em uma praia espanhola. Isso acarretou o bloqueio de cerca de 5,5 milhões de usuários brasileiros, o que fez despertar uma onda de protestos contra a medida. No dia 09 de janeiro foi declarado que o site não deveria ser bloqueado. 

Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos são carregados e trinta milhões são assistidos no Youtube.


CLIQUE ABAIXO E CONFIRA OS VÍDEOS DO YOUTUBE
youtube.com

quinta-feira, 4 de julho de 2013

BLUETOOTH


Bluetooth é uma tecnologia de comunicação entre dispositivos de curto alcance. Em 1994, a Ericsson iniciou o desenvolvimento dessa tecnologia, pesquisando uma forma barata de comunicação sem fio entre o celular e seus acessórios. Após essas pesquisas iniciais, ficou clara a potencialidade desse tipo de conexão. Em 1998, seis grandes empresas: Sony, Nokia, Intel, Toshiba, IBM e Ericsson, realizaram um consórcio para conduzir e aprofundar o estudo dessa forma de conexão, formando o chamado Bluetooth Special Interest Group. 

O nome “Bluetooth” é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, que na língua inglesa é chamado de Harold Bluetooth. O nome do rei foi escolhido pelo fato dele ter unificado as tribos de seu país, semelhantemente ao que a tecnologia pretende fazer: unificar tecnologias diferentes. O símbolo do Bluetooth é a união de duas runas nórdicas para as letras H e B, suas iniciais. 

A tecnologia é bastante vantajosa, pois permite a comunicação entre diversos dispositivos sem a necessidade de fios. Além disso, é uma tecnologia barata. Por esses motivos, o Bluetooth ganhou popularidade, se tornando um dos principais métodos de conexão entre dispositivos da atualidade. Entre os dispositivos que podem ser conectados via bluetooth, podemos citar: telefones celulares, computadores, videogames, impressoras, scanners, mouses, teclados, etc. 

A desvantagem desta tecnologia é o fato de seu alcance ser curto. Além disso, o número máximo de dispositivos conectados ao mesmo tempo também é limitado.

segunda-feira, 1 de julho de 2013