Na prática, para os usuários do Hotmail.com, a mudança significa apenas uma alteração na interface no serviço de e-mail. O novo visual, que já está disponível no Brasil, não representará nenhuma alteração nos endereços de e-mail dos usuários.
O novo serviço de e-mail traz novas funcionalidade ao e-mail da Microsoft, como caixa de entrada integrada com redes sociais, permitindo receber atualizações do Facebook ou do Twitter. Além disso, o Outlook.com agora terá integração com o Skype, permitindo realizar chamadas de vídeo diretamente do e-mail.
Outros serviços da companhia estão presentes no novo e-mail. Os usuários podem enviar fotos e documentos pelo SkyDrive - serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft - em vez de anexar arquivos à mensagem. O Outlook traz também um serviço web do Outlook, que permite visualizar e editar arquivos de Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada.
Com 36% do mercado, o Hotmail é o maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários de e-mails.
O Outlook.com é a tentativa da Microsoft de reverter o mercado, aproveitando a familiaridade dos usuários com o serviço, utilizado por grande parte do mercado corporativo mundial.