quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SAIBA USAR O COMPUTADOR


1- Nunca se coloque em posição de inferioridade em relação ao computador. Lembre- se de que ele foi feito para ser seu auxiliar.
2- A curiosidade só vai ajudá-lo mas um pouco de cuidado é sempre bom.
3- Quebre o gelo com jogos nas primeiras sessões. Mas lembre-se seu PC não é um Vídeo Game.
4- Aprenda primeiro a escrever no computador. A escrita é a função mais intuitiva e portanto a mais fácil.
5-Na informática existem muitos termos estrangeiros, mas não se assuste, pois seus significados são geralmente, mais fácil do que a pronuncia.
6- Não tenha medo de destruir seu computador, ele é resistente.
7- Não beba nem coma perto de sua máquina. Liquido e migalhas podem prejudicar seu bom funcionamento.
8- Faça sempre Backup  (CÓPIA) de seus arquivos e trabalhos. Assim em caso de perda ele poderão ser restaurados.
9- Cuidado ao navegar na web. Não clique em tudo e não baixe arquivos suspeitos, além de manter um anti vírus em seu sistema.
10- Não tente aprender tudo de uma vez. Navegar na Internet, por exemplo, torna-se mais interessante depois que estiver mais familiarizado com seu equipamento.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

COMO ALTERAR A SENHA DO HOTMAIL

Entre no email acessando a pagina do Hotmail e em seguida colocando seu email e senha. Clique caixa de entrada. A sua direita, clique em OPÇÕES  e depois em MAIS OPÇÕES.  Clique em DETALHES DA CONTA.  No título SEGURANÇA DA CONTA existe a opção SENHA . Clique ao lado da opção em alterar. Digite a senha antiga e duas vezes a senha nova. Para salvar a modificação clique em SALVAR. Feche a página e entre novamente no email com a senha nova.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é vírus de computador?
Como você já sabe, um vírus é um programa com fins maliciosos, capaz de causar transtornos com os mais diversos tipos de ações: há vírus que apagam ou alteram arquivos dos usuários, que prejudicam o funcionamento do sistema operacional danificando ou alterando suas funcionalidades, que causam excesso de tráfego em redes, entre outros.
Os vírus, tal como qualquer outro tipo de malware, podem ser criados de várias formas. Os primeiros foram desenvolvidos em linguagens de programação como C e Assembly. Hoje, é possível encontrar inclusive ferramentas que auxiliam na sua criação.
Como os vírus agem?
Os vírus recebem esse nome porque possuem características de propagação que lembram os vírus reais, isto é, biológicos: quando um vírus contamina um computador, além de executar a ação para o qual foi programado, tenta também se espalhar para outras máquinas, tal como fazem os vírus biológicos nos organismos que invadem.
Antivírus
O mercado conta com antivírus pagos e gratuitos (estes, geralmente com menos recursos). Alguns programas, na verdade, consistem em pacotes de segurança, já que incluem firewall e outras ferramentas que complementam a proteção oferecida pelo antivírus. Eis uma lista com as soluções mais conhecidas:
AVG: mais conhecida por suas versões gratuitas, mas também possui edições paga com mais recursos - www.avg.com;
Avast: conta com versões pagas e gratuitas - www.avast.com;
Microsoft Security Essentials: gratuito para usuários domésticos de licenças legítimas do Windows - www.microsoft.com/security_essentials;
Norton: popular antivírus da Symantec. Possui versões de testes, mas não gratuitas -www.norton.com
Panda: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.pandasecurity.com;
Kaspersky: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.kaspersky.com;
Avira AntiVir: mais conhecida por suas versões gratuitas, mas também possui edições pagas com mais recursos - www.avira.com;
NOD32: possui versões de testes, mas não gratuitas - www.eset.com;
McAfee: uma das soluções mais tradicionais do mercado. Possui versões de testes, mas não gratuitas - www.mcafee.com;
F-Secure: pouco conhecida no Brasil, mas bastante utilizada em outros países. Possui versões de testes, mas não gratuitas - www.f-secure.com;
BitDefender: conta com versões pagas e gratuitas - www.bitdefender.com.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

FOTOGRAFIA DIGITAL

As câmaras digitais utilizam tecnologia de ponta da área da informática e por isto o seu aperfeiçoamento tem sido feito de maneira vertiginosa nestes poucos anos de sua invenção.  Encontramos câmaras digitais de visor direto ou reflex que mostram a imagem a ser fotografada num pequeno monitor de cristal líquido colocado normalmente na sua parte posterior.  Sua principal característica é não utilizar filmes.  Em seu lugar usa-se um sensor eletrônico chamado CCD que captura as imagens que recebe da lente da máquina. Estas são então armazenadas internamente em memórias “flash” já na forma digital cujos dados são depois copiados para um computador via um cabo que une câmara ao computador.  Deste modo as imagens fotográficas poderão prontamente ser vistas em qualquer programa visualizador de imagens ou de tratamento de imagens. Se necessário poderão então ser impressas nas mais diversas tecnologias de impressão encontradas atualmente e com qualidade praticamente igual as da fotografia convencional. Também existem câmaras que imprimem suas fotos diretamente em impressoras próprias e assim dispensando o uso do computador.

Vantagens da Fotografia Digital: as câmaras digitais não necessitam de filmes e revelação dos mesmos, o que é uma grande economia de gastos.  E também você mesmo pode fazer todo o processo fotográfico: tirar as fotos descarregá-las no computador e se necessário imprimi-las na sua impressora doméstica.  Todo este processo é muitíssimo mais rápido do que o convencional que utiliza filme de base química.  Sem contar a poluição ambiental causada pelos mesmos no seu processamento.  Também é possível ver as fotos da sua câmara digital em uma tv comum, bastando para isto ligá-la com um cabo na mesma.  As câmeras digitais são capazes de tirar de dezenas a milhares de fotos, dependendo de sua memória.  Muitos modelos atualmente são capazes de também gravar som durante alguns segundos ou até mais de uma hora. Também podem capturar seqüências de imagens por até quase um minuto, caracterizando-se aí um pequeno “clip”. Como se vê as potencialidades das câmeras digitais parece não ter fim.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM EMAILS QUE CONTÉM VÍRUS

Em seguida uma lista resumida de e-mails que contém um vírus anexado, embutido ou em forma de link e que com alguma desculpa tentam deixar curioso o destinatário e fazer com que este instale o vírus ou trojan, sem perceber, e tenha assim seus dados confidenciais prejudicados ou roubados.

  • E-mail do Radio Terra (ou outro serviço parecido) onde "alguém especial" teria dedicado uma musica pra você (levem em conta que o Radio Terra manda avisos de verdade, mas não pede pra baixar nenhum arquivo).
  • E-mail sugerindo que estão sendo enviadas ou visíveis de graça as fotos de alguma mulher bonita ou famosa publicadas em alguma renomada revista masculina (Playboy, Sexy etc...).
  • E-mail propondo de baixar um sistema que permitiria transformar, de graça, o computador em um receptor para canais de TV via cabo ou satélite (Sky, Direct TV, NET, TVA etc...).
  • E-mail alarmista informando que foi detectado um vírus em sua maquina e que deverá baixar o arquivo sugerido para eliminar tal perigo.
  • E-mail sugerindo que o seu programa antivírus  está perigosamente desatualizado e tem que atualiza-lo baixando um arquivo linkado.
  • E-mail informando que foram encontradas grave falhas de segurança no Windows e que para evitar riscos deve baixar e instalar com urgência as atualizações fornecidas pela Microsoft em anexo. Obviamente se trata de vírus.
  • E-mail sugerindo que você ganhou algum concurso por alguma razão (inclusive por ser o visitante numero XXX de algum site, freqüentemente do Submarino ou Lojas Americanas) e que deve baixar o seu certificado para poder receber o prêmio.
  • E-mail sugerindo que você fez algum compra ou assinatura na internet por cartão de crédito (Cheque Eletrônico, RedeShop, VISA ou MC), e sugerindo que esta é a confirmação do seu pedido e que se quiser cancelar ou ver do que se trata deve baixar ou abrir um arquivo. O email pode supostamente vir tanto das administradora de cartões quanto do suposto vendedor, freqüentemente uma loja virtual de renome Submarino, Lojas Americanas, Mercado Livre, Casas Bahia.
  • E-mail propondo a participação a uma ação de cidadania contra a fome no Brasil. Baixando um programa e respondendo a perguntas você supostamente estaria ajudando na alimentação de crianças carentes.
  • E-mail de um suposto funcionário avisando que sua empresa esta sendo roubada e que as provas vem em um arquivo anexo, que obviamente contem o vírus.
  • E-mail onde alguém diz que você tem que receber algum tipo de comissão por não se sabe qual razão (querem atiçar a curiosidade) e que os detalhes do seu credito estão em um arquivo anexo.
  • E-mail de um suposto misterioso e antigo amigo/amiga ou colega de escola ou faculdade que diz ter encontrado seu email de alguma maneira e que supostamente estaria lhe mandando fotos antigas para você se lembrar dele. As "fotos" são um vírus.
  • E-mail vindo supostamente do PROCON de SP (muitas vezes com o assunto "Procon SP precisa falar com você." e assinado por tal Rogério Pinha) supostamente enviado para solucionar ocorrências, envolvendo valores, entre determinadas empresas e um consumidor.
  • E-mail informando que está disponível de graça e em anexo (ou linkado) algum artigo jornalístico de grande interesse ou atratividade (sobre o BBB, sobre algum político, fatos de crônica etc...). É só clicar para ler o artigo na integra e instalar o vírus.
  • E-mail supostamente enviado pela SERASA, SPC, CPC, Banco Central, Receita Federal, ou por outra entidade prestigiosa, empresa famosa (muitas vezes companhias telefônicas) ou escritório de advocacia ou cartório de protestos (que obviamente não tem nada a ver com isso e não enviou o e-mail, mas simplesmente foi usada pelos golpistas), dizendo que o seu nome aparece na lista de devedores, que tem pendências ou contas a pagar, que está em processo de cobrança ou que seu CPF está sujo ou que foi bloqueado ou cancelado. Para maiores detalhes a vítima é convidada a ver o arquivo anexo, que na realidade é um virus.