quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESCOLHENDO UM MONITOR



Monitor é um dispositivo que vem junto do PC, é parecido com uma televisão só que com qualidade digital e próprio para computador, é através dele que você poderá assistir filmes, ver suas fotos e navegar pelos sites da internet. O mais comum são monitores de 15 polegadas, mas os gamers, que são jogadores assíduos, preferem monitores de 17 polegadas, que são melhores para jogos, por serem maiores. A qualidade da imagem é definida pelo monitor em conjunto com a placa de vídeo (leia mais adiante sobre ela). Não adianta ter uma placa de vídeo potente se você tiver um monitor que não suporte resoluções altas.
Quando falamos de resolução o que queremos dizer é a qualidade das imagens que serão exibidas. O monitor divide a tela em vários pontos pequenos que chamamos de “pixel”, cada “pixel” por sua vez é composto de três pontos: verde, vermelho e azul. Cada um desses pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes, combinando tonalidades dos três pontos diferentes é possível exibir em torno de 16 milhões de cores. A quantidade de “pixels” que um monitor pode exibir nós chamamos de resolução, quanto maior a resolução, maior a qualidade das imagens. Um monitor que suporte resolução de 800x 600 exibe 480 mil “pixels”, o que suporta 1024 x 768 exibe 786 mil “pixels” e assim por diante, essas são as resoluções mais comuns.

sábado, 26 de novembro de 2011

iPhone - Apple

 Quando apresentou a primeira versão do iPhone, em 2007, Steve Jobs, o executivo-chefe da Apple, afirmou: "O iPhone está, literalmente, cinco anos à frente de qualquer outro telefone móvel". De fato, até então, nenhum aparelho reunia tantas funções: telefone celular, iPod (o mp3 player da Apple) e suporte para internet, que permite a visualização de páginas web.

Mas o grande "trunfo" do iPhone desde a primeira versão foi o conceito "one touch" (um toque), que transformou a tela do celular em uma superfície sensível ao toque. A tecnologia revolucionou o mercado com um celular sem teclado e botões, e transformou o smartphone em objeto de desejo da maioria dos aficionados por tecnologia e também daqueles que o viam como uma forma de facilitar a vida.

Dia 1 de dezembro inaugura em Campo Grande a loja da Apple, na expansão do Shopping Campo Grande, vale à pena conhecer esse e outros produtos Apple.

sábado, 19 de novembro de 2011

O QUE É WI-FI


Provavelmente você já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre esse termo. Wi-Fi é um termo licenciado pela Wi-Fi Alliance para se referir a redes sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11. Na prática, é entendido simplesmente como uma tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio.

O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona.


Primeiramente, por utilizar frequências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial, que requer uma licença da ANATEL. Possuem custo de instalação baixíssimo, discretas e muito práticas. Segundo, por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente, sem o uso de fios.

Como funcionam?
As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio, da mesma forma que telefones celulares e televisores. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. O roteador, dispositivo conectado a Internet através de cabos, recebe esse sinal, decodifica-o e o envia para a Internet. O mesmo ocorre no sentido contrário, estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio.Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots, comumente encontrados em aeroportos, cafés, bibliotecas, entre outros. Uma vez em um hotspot, basta ligar seu dispositivo portátil (laptop, smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet.Hoje em dia já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi, e isso tende a ficar ainda mais comum, a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem o uso de fios.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O QUE É HDMI

No mar de siglas técnicas dos aparelhos de alta tecnologia, HDMI é a novidade da hora. Como o nome (High-Definition Multimedia Interface) diz, esta é um conector 100% digital de áudio e vídeo. Um de seus objetivos é substituir completamente todos os outros cabos, tornando-se a única interface de contato entre uma TV e um aparelho de HD DVD, por exemplo. Para isso, ele substitui cabos separados de áudio e vídeo e os junta em uma única interface de conexão.


A grande diferença para o DVI-D e os antecessores :A vantagem mais "visível" do HDMI em relação do DVI-D é o menor espaço ocupado. Além disso, o HDMI dá suporte a sinais de áudio, já que o DVI-D também possibilita conexões digitais, mas é necessário utilizar em conjunto um cabo para transmissão de áudio. Outros padrões mais antigos, como os conhecidos "Vídeo Componente" e "S-Video" são conexões analógicas.Outra diferença refere-se à resolução suportada pelas conexões: o HDMI pode suportar resoluções bem maiores do que o DVI, inclusive algumas delas ainda não disponíveis comercialmente e testadas apenas em laboratórios. Engana-se quem pensa que a interface é exclusiva para ligar um aparelho de DVD a uma TV. O HDMI pode conectar qualquer fonte que utiliza áudio e vídeo digital, como videogames, notebooks, videoprojetores, TVs digitais e computadores. Vale lembrar que o DVI foi desenvolvido para ser utilizado em PCs.Compatibilidade e o futuro da tecnologiaO HDMI também é compatível com o High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) um sistema antipirataria. Entre alguns aparelhos que já operam com saída HDMI, estão os videogames Playstation 3 e Xbox 360, nas versões Elite, Premium, Arcade e HALO Edition. Os leitores de discos de alta definição nos padrões Blu-Ray Disc e HD DVD também têm suporte para a interface.Ainda não é possível determinar se o HDMI será a tecnologia padrão do mercado, porque a base de usuários ainda está em formação e porque outros formatos já aparecem como concorrentes, como a UDI (Unified Display Interface), DisplayPort  e WirelessHD (esta, uma conexão sem fio).