sexta-feira, 29 de abril de 2011

WORD 2007

O Word 2007 (programa de digitação de textos) usa, como padrão, a fonte Calibri em seus documentos. Caso você queira mudar isso (ao entrar já começar a digitar em outro tipo de fonte), dentro do programa clique em INICIO e clique no símbolo localizado na parte inferior direita da caixa de fonte. Na caixa que surgir, escolha o nome da fonte que mais lhe agrada para ser a padrão (que sempre iniciará com o programa), clique em PADRÃO e finalmente em OK.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O QUE É REDE SOCIAL?

As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade (msn, skype), formando comunidades virtuais,  e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, twitter, sites de relacionamento).
Hoje as Redes sociais são responsáveis por 62% do tráfego na internet brasileira e é uma das principais formas de representação dos relacionamentos pessoais ou profissionais. As redes sociais mais populares no Brasil são:
§  Orkut, rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos;
§  Flickr, site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações);
§  Facebook, página de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004.
§  Twitter, página que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outras pessoas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

CONHECENDO O LINUX

Linux é um sistema operacional distribuído gratuitamente.
Um sistema operacional é quem coloca o computador funcionando realmente. Ele traduz tudo que o usuário quer para que o hardware (máquina) entenda. Repare que nós (usuários) não temos acesso diretamente à máquina, quem faz o papel de intermediário é o Sistema Operacional.
Linus Torvalds foi o criador do embrião do Linux e uma das figuras mais importantes em termos de criação e convergência dos esforços do sistema.
Por que utilizar o Linux?
Simples, é um sistema operacional:
  • mais rápido que qualquer outro disponível no mercado;
  • gratuito;
  • diversos aplicativos gratuitos;
  • suporte técnico muito eficiente;
  • seguro;
  • suporte a rede nativo;
  • ambiente gráfico avançado;
Só utilizando, ou medindo, que você verá, mas o Linux foi um sistema projetado de tal forma que optou por quesitos como qualidade técnica e performace em relação a outras características. Sem colcha de retalhos em cima do seu núcleo - quando se descobre um erro em sistemas mal projetados, têm-se dois grandes problemas: o primeiro, é claro, consertar este problema; o segundo, os efeitos colaterais que este erro trouxe para o sistema como um todo. Ele tem uma arquitetura que merece ser estudada mais a fundo. Ser totalmente gratuito  parece algo estranho, mas não é. O objetivo de Linus (criador do Linux) não era ganhar dinheiro e sim fazer para seu próprio uso e satisfação pessoal um sistema que fosse bom e pudesse atender a todas suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de colaboração coletiva.

sábado, 16 de abril de 2011

CUIDADO!

Uma das maneiras mais comuns de se infectar usuários de micro, é através do uso de e-mails, afinal são milhões de e-mails que circulam pela internet por dia, entre milhões de usuários... um prato cheio para bandidos e malfeitores.
Não se iluda... o objetivo destes usuários que mandam e-mails falsos ou com vírus, não é apenas "se gabar" de ser um hacker, o objetivo é conseguir acesso a informações no seu computador que possam gerar DINHEIRO, ou seja, roubar seu dinheiro do banco (através do acesso às suas senhas), roubar dados importantes, chantagear, etc! Todo cuidado é importante!
Alguns cuidados essenciais ao receber um e-mail:
  • Nunca execute um programa em anexo de um e-mail sem antes verificar com MUITA ATENÇÃO a origem
  • Nunca clique em hiperlinks de e-mails sem antes verificar para onde ele está enviado
  • Se um hiperlink no e-mail aponta para um aplicativo (.EXE, .SCR, .COM) em um site que NÃO SEJA o site do conteúdo do e-mail, NÃO CLIQUE
  • Desconfie de "ofertas maravilhosas especiais para você"... normalmente é enganação
  • Desconfie de e-mails que tenham vantagens ou descontos que você não está esperando ou não se inscreveu
  • Desconfie de qualquer conteúdo "pornográfico" ou "sexual" que sejam muito interessante e enviado para você como oferta
  • Desconfie de e-mails de gente que você nunca ouviu falar
  • Desconfie de e-mails estranhos, mesmo que tragam seu primeiro nome... estatisticamente seu nome é apenas "mais um dentre tantos".
  • Desconfie de e-mails "do governo" ou de "órgãos oficiais". Raramente eles enviam e-mails e quando o fazem, é muito específico e possuem alguma identificação sua aparente.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Um tablet PC ou simplesmente tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen e tem como o dispositivo de entrada principal a ponta dos dedos ou uma caneta, em vez de um teclado ou mouse. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.
A maior parte dos Tablet PCs utilizam o Windows XP Tablet PC Edition, ou também o Google Android como sistema operacional, embora tendam a utilizar no futuro o Windows Vista e Windows Seven , dado que algumas versões do novo sistema operativo da Microsoft incorporam já as funcionalidades dedicadas ao Tablet PC, entre elas o Windows Journal e o famoso jogo InkBall. São poucos os que utilizam o sistema operacional Linux.
O Tablet PC vem sendo estudado em vários países. Ele já está circulando no mercado brasileiro. Nos Estados Unidos já é possível encontrá-los por menos de mil dólares.
A popularização deste tipo de computador começa a se dar com o lançamento do iPad, da Apple - marca responsável pela difusão dos players de MP3 com o iPod. A HP entrará na disputa com o Slate Tablet PC. Apesar de chegar atrasada no mercado, a HP pode se tornar competitiva pois inseriu em seu equipamento ferramentas que não constam no aparelho da Apple (como câmera para videoconferência, portas USB, Entrada para cartão de memória e plugin para visualização de documentos em Flash e o sistema operacional Windows 7.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

LIVEMOCHA

O Livemocha é uma comunidade que tem como objetivo oferecer programas de aprendizado online e pôr em contato pessoas que queiram aprender idiomas com pessoal nativo. Oferece 35 cursos que vão do russo ao hebraico; a grande maioria , nos níveis básico e intermediário. Uma ótima opção para quem quer aprender um idioma sem sair de casa. Clique no link abaixo, faça seu cadastro (é grátis) e aproveite tudo que o Livemocha oferece.

http://www.livemocha.com/

terça-feira, 12 de abril de 2011

iPhone e iPod

iPod é uma marca registada da Apple Inc. e refere-se a uma série de tocadores de áudio digital projetados e vendidos pela Apple. O "POD" é a sigla de "Portable On Demand", o que numa tradução livre seria algo como "portátil desejado" e a letra "i" na frente, que se lê "ai" e significa "eu" em inglês, teria um sentido pessoal, como "o portátil que eu desejo/desejei" ou "o portátil que eu sempre quis".Como a maioria dos tocadores portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador. O modelo mais arrojado da linha dos iPods funciona e parece com o iPhone; o iPod touch, funciona  ao toque na tela, e permite ao usuário acessar a Internet sem fio (wireles, wi-fi 802.11b/g). O nome touch (do substantivo toque, em português) deve-se à sua tela sensível ao toque. O iPod Touch  tem estilo parecido com o iPhone, o smartphone da Apple. Tem acesso à internet em navegador Safari  através de Wi-Fi (802.11b/n/g) capaz de navegar em qualquer site da internet. Em suma, tem as mesmas funções de um iPhone, com exceção do telefone e GPS mas com um serviço de localização via wi-fi. iPhone é um telefone celular com tela sensível ao toque e com funções de câmera fotográfica, além é claro do tocador de MP3.

domingo, 10 de abril de 2011

O QUE É MP3

MP3 (MPEG1 LAYER III), são arquivos de áudio (wave) compactados a uma proporção de 12 para 1 (dependente do "bit rate"). Uma música gravada em MP3 consome cerca de 1 Mb por minuto enquanto que em wave você precisaria em torno de 12 Mb para o mesmo minuto de música. Apesar da redução de tamanho ser grande, a qualidade do áudio não deixa nada a desejar.  Muitos aparelhos com CD player já estão aptos a "tocar" CDs com MP3. Uma das principais vantagens de se usar CDs com MP3 é a quantidade de músicas que eles comportam. Usando músicas gravadas com qualidade de 128kbps é possível armazenar em torno de 10 horas de música em um único CD. Isto dá para mais ou menos 150 músicas.
Para se ter uma idéia, poder fazer uma viagem de 10 horas sem trocar o CD ou usando o Pen Drive.Você já encontra DVDs caseiros, Cds de Carros, Micro Systems, DiskMans e muitos outros aparelhos prontos para reconhecerem estes discos. Só quem não está gostando muito desta revolução que o MP3 está causando são as gravadoras, já que a troca de arquivos, ou melhor, de músicas ficou extremamente fácil. Ao adquirir um aparelho de som novo, pergunte ao vendedor se ele toca MP3.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FALSIFICAÇÃO DE PEN DRIVE

Está ficando cada vez mais comum a venda de produtos de informática falsificados. Os mais comuns são os pen drives e cartões de memória da marca Kingston. Existem dicas que podem ajudar a identificar as falsificações, mas nunca serão 100% garantidas, pois os falsificadores se aprimoram a cada dia. São estas dicas que serão colocadas aqui, a título de evitar que você adquira mais um "gato por lebre".

A primeira dica é: Como ter certeza da capacidade do seu pen drive.
Todo pen drive possui um firmware, que é responsável, dentre outras coisas, pela informação da capacidade de armazenamento. Este firmware pode ser feito de maneira a informar mais capacidade do que a realidade, ou seja, você pode estar comprando um pen drive de 4GB, mas que na verdade pode ter bem menos do que isto, 2 GB ou 1 GB por exemplo.
Uma das formas de descobrir se está havendo alguma "maquiagem" na capacidade do pen drive, é formatando-o através do próprio Windows e não através do software que normalmente o acompanha.
As diferenças do valor informado para a capacidade real devem ser grandes. Pequenas diferenças são normais, como por exemplo, um pen drive Kingston Datatraveler400 de 8 GB, que após ser formatado apresenta 7.993.376.768 bytes, ou seja, um total de 7.44 GB.
A outra forma é a de gravar dados suficientes para que completem aproximadamente 90% da capacidade, testando arquivos gravados no início, no meio e no final da gravação. Se a capacidade informada é falsa, a partir da capacidade real os arquivos serão gravados de forma errada e não poderão ser lidos.
Lembre-se, encontrando estas provas que o produto tem a capacidade informada erroneamente, leve-o até a loja que comprou e explique o acontecido. NÃO deixe que formatem com o software fornecido com o pen drive, peça para formatar com o Windows.

A segunda dica é: Como saber se o produto Kingston que você comprou é falso ou genuíno.

A embalagem plástica dos produtos Kingston é fechada a vácuo e feita em plástico muito resistente, resistente ao ponto de ser, normalmente, necessário o uso de tesoura, faca ou outro objeto cortante. Se a embalagem do produto "Kingston" parecer aberta ou ser de fácil abertura, desconfie.
Na embalagem dos produtos genuínos constam:
1-Inscrições em vários idiomas, inclusive o português. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.
2-Existe uma etiqueta com informações sobre o pen drive. Se a que você está comprando ou já comprou não tem, desconfie.

sábado, 2 de abril de 2011

DICAS PARA ENVIAR EMAIL NOVO

  • Use bem o campo “Assunto”. Ele precisa ser um resumo do seu… assunto. Não mais que 8 palavras!
  • Escreva sobre um único tema. Se precisar de resposta sobre vários temas diferentes, mande vários e-mails ao longo do tempo (e não todos juntos)
  • Seja breve e conciso. Não prejudique o seu conteúdo, mas se a mensagem puder ser lida sem rolar a tela, já está muito bom. Se não tiver mais que 10 linhas, melhor ainda.
  • Seja objetivo. Vá direto ao ponto, e deixe muito claro qual a ação que você espera do seu destinatário. Se possível, construa a questão de tal forma que a resposta também possa ser objetiva.
  • Identifique-se. A não ser que você tenha certeza de que o seu destinatário sabe as respostas, diga quem você é, onde o conheceu, ou qualquer referência necessária para que ele saiba a quem está respondendo.
  • Releia antes de enviar. Atenção para ambigüidades, para subjetividades e excessos. Remova-os sem piedade.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

NAVEGADOR MOZILLA

O navegador - também conhecido por browser ou web browser -  é um programa ou software que instalamos no nosso computador e que é usado para navegar nas páginas da internet.  O navegador mais conhecido é o Internet Explorer. Ele se tornou tão popular devido ao fato de já vir instalado junto com o Windows, que é o sistema operacional mais usado no mundo, mas não é o único. Existem ótimas opções para substituir o Internet Explorer; as duas melhores são o Mozilla Firefox e Google Chrome. O Mozilla Firefox, da Fundação Mozilla, um navegador que já conta com 47% da preferência dos usuários. Ele é gratuito e oferece diversas extensões (plugins) que aperfeiçoam as suas funções, além de temas que mudam sua aparência e, além disso, as atualizações são automáticas. É gratuito. Abaixo o link onde você pode baixar o Mozilla para seu computador.